sábado, 2 de janeiro de 2010

Jorge e Rosinha







Esse casal é muito amigo da minha família, praticamente são membros dela, pois a mãe da Rosinha era nossa vizinha de corredor no prédio em que residíamos na Vila da Penha. Eu era adolescente, a Rosinha e o Jorge eram namorados ou noivos e no apartamento também moravam o irmão da Rosinha e a Dona Maria, a matriarca. Eram e são pessoas incríveis, construímos uma amizade que ultrapassa o tempo e a geografia, vivenciamos muitas coisas juntos.
Morávamos no segundo andar de um prédio pequeno com três andares. A família da Dona Maria foi residir posteriormente, mas a empatia entre nós foi quase imediata. O falecido irmão da Rosinha era vascaíno doente e cismava que meu irmão mais novo, flamenguista, teria que virar a casaca. Chegou até a comprar a camisa da torcida organizada "Pequenos Vascaínos" para o meu irmão, mas não teve jeito...Eu não sei dizer o que é pior, ser vascaíno ou flamenguista. Mas, sei afirmar o que é o melhor: ser tricolor.
Nossas famílias eram tão amigas que as portas dos apartamentos ficavam abertas para o corredor comum. Era frequente a Dona Maria aparecer lá em casa e a minha mãe visitá-la também. A Dona Maria era uma cozinheira de mão cheia, como poucas que eu vi. Eu não gosto de peixe assado, mas ela fazia um peixe no forno que era algo de outro mundo. O peixe tinha uma apresentação espetacular, era recheado com camarões e fechado com um barbantinho. Aquele peixe eu comia e pedia bis porque era divino.
Presenciei o drama da família da Rosinha em duas ocasiões, no falecimento do irmão e da primeira filha. Foram ocasiões muito tristes e talvez na minha imaturidade eu não tivesse a dimensão do que é perder um ente querido. Eu me recordo como se fôsse hoje do dia em que estava perto do telefone de casa e, por algum motivo, a Rosinha estava recebendo ou fazendo ligações do nosso aparelho. Ela estava desconsolada com a perda do irmão e eu não sabia o que dizer, simplesmente emudeci.
Ficamos muito felizes com a presença de vocês e esperamos manter esse relacionamento por várias gerações.

(foto de Felipe Goifman e Glenda Rubinstein)

Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário