quinta-feira, 11 de junho de 2009

O Casamento Celta


Este é o primeiro artigo de uma série em que pretendo abordar o casamento em várias culturas. Em todas marcado pela importância social do momento, unindo valores religiosos e culturais através dos tempos.

O casamento celta é celebrado ao ar livre, sempre próximo à natureza, cultivando a união e o amor. É baseado em antigos rituais dos povos indo-germânicos, respeitando qualquer crença e sendo realizada por um ritualista, que traça um perfil dos noivos para então estruturar a cerimônia o que a torna singular para cada casal.

A cerimônia é dividida em 9 momentos; interessante, já que o nove é um número iniciático, especialmente espiritualmente; coincidentemente estamos no ano de 2009. Bem fosforilações a parte antes que o Roberto vete esta enrolação básica... O primeiro momento se dá quando o noivo entra pelo caminho principal, onde ele fica aguardando a noiva no chamado ponto de união, um local demarcado por uma mandala de flores e pétalas. A seguir o casal vai até a mesa cerimonial e realiza a purificação, lavando as mãos com água e sal grosso. Então se viram de frente para os convidados e aguardam a entrada do dagdas ( pessoas escolhidas pelos noivos para as bençãos) e dos padrinhos, que entram trazendo as oferendas, objetos que representam os 4 elementos da natureza- terra, fogo,água e ar. Os noivos recitam declarações de amor feitas previamente e há música para cada momento(neste ponto não está muito longe do nosso). O ponto alto da cerimônia é a troca de alianças, que são levadas pelas mães do casal (que lindo!). Há também durante o evento várias homenagens prestadas por parentes e amigos ao casal. Os trajes dos noivos são batas, vestidos confortáveis ao estilo medieval, mas não há rigidez quanto a isto , o que vale é respeitar o estilo de cada casal.