sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Domenico e Bernardo


Nesta foto estão dois amigos da UERJ: Domenico (na ponta) e Bernardo.
Eu comecei a minha residência no Pedro Ernesto (HUPE) em 1993, na verdade caí de pára-quedas lá, pois havia passado em vários concursos para radiologia e pneumologia (que era a minha primeira escolha) e após desistir de todos eles, fui reclassificado para UERJ. Cheguei ao HUPE sob olhares de desconfiança, pois os outros colegas achavam que eu iria fazer um "estágio" e no ano seguinte tentar prova para o Fundão de novo. Mas, uma das pessoas que sempre acreditou em mim foi o Domenico. Eu chegava às sete horas ao hospital e ia direto para o arquivo especial, estudar os casos mais interessantes. Ficávamos eu e o Henrique, um estagiário na época, com o livro do lado e as radiografias do arquivo em frente. O Domenico também costumava chegar cedo e após um tempo, me perguntou se eu não estava interessado em participar num trabalho. De pronto respondi afirmativamente e cheio de entusiasmo iniciei uma parceria que dura até hoje. O Domenico, que naquela época já era um pneumologista atuante, também era um estagiário de radiologia no seu último ano. Depois de algum tempo foi aprovado num concurso para docente da UERJ onde leciona atualmente. Da nossa parceria e, principalmente, do seu incentivo participei de muitos trabalhos, publiquei muitos artigos, capítulos de livros, um livro, teses etc. Ele sempre foi um dos meus maiores incentivadores e uma pessoa a quem devo muito coisa na minha vida profissional. Tenho um respeito muito grande por esse italiano que diz as coisas "na lata". Figura das mais respeitadas dentro da pneumologia e radiologia brasileiras, amigo, professor, pesquisador e apreciador das boas coisa da vida. É divertido ouvir os "causos" do Domenico.
O Bernardo é de uma outra época, ele foi meu residente e era uma das pessoas mais gentis e disponíveis que conheci. Um cara tranquilo, sempre se relacionou bem com os colegas e me ajudou em várias ocasiões; no ano passado, por exemplo, quando precisei que alguém me substituísse na aula da Sociedade, em virtude da grave doença de meu pai.

(foto de Felipe Goifman e Glenda Rubinstein)

Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário