domingo, 9 de janeiro de 2011

Gravidez e Atividade Física

               Quando engravidei tive a doce ilusão de que quase nada em minha vida iria mudar. Mas foram só os enjoos começarem e percebi que o meu mundo viraria de ponta cabeça. Fiquei muito frustrada por ter que diminuir o ritmo, trabalhar menos,sair menos, me exercitar menos. Ao mesmo tempo comecei a me dar conta da magnitude da mudança que estava para acontecer em minha vida e que diminuir o ritmo seria importante pra mim. Engravidar não é só mudar de forma física,mas é uma surpreendente maneira de rever a vida e as decisões tomadas. É uma viagem que pode ser pronfunda e reveladora.

 Depois que li este artigo da revsita O2, escrito pelo treinador Nuno Cobra, retomei coragem para recomeçar a me movimentar.
   " Futuras Mamães.  
                             A caminhada e a corrida, de acordo com o momento cardiovascular de cada mulher, é a forma mais adequada para um parto bem-sucedido. Todos os meus filhos nasceram de parto natural, e a corrida, nos primeiros meses, e a caminhada, nos últimos, foram decisivas para que as mães deles tivesse mais resistência física e autoestima. Percebi também que a mãe, com o organismo mais preparado e com mais confiança, conseguia um parto mais rápido e absolutamente normal.
                            ...... A gestante tem de preparar o corpo para o parto desde os primeiros meses, e a caminhada é o primeiro passo porque fortalece de maneira inigualável coração, pulmões e principalmente a circulação sanguínea- que levará com mais facilidade os nutrientes ao bebê. A caminhada fortalece também os músculos da coxa e da pelve, facilitando o parto. Tudo acaba confluindo para um parto natural e tranquilo. É a mágica da natureza!....."
                                                (Nuno Cobra- Revista O2 edição de Jan/2011)