domingo, 10 de maio de 2009

Casamento da Samantha e do Eduardo

Eu e a Samantha trabalhamos juntas em um serviço de emergência psiquiátrica até meiados do ano passado. Compartilhamos indicações de profissionais, opiniões, sentimentos, expectativas; sempre uma dando incetivo à outra. Nos últimos meses estavamos nos falando por telefone e pude acompanhar as últimas notícias dos preparativos para seu casamento. O que sempre me impressionou na Samantha era sua calma quase búdica em relação a seu casamento. Também foi curioso finalmente conhecer pessoalmente o noivo dela, o Eduardo, de quem sempre ouvia falar nos plantões que dávamos juntas. É interessante como a medida que alguém fala de uma pessoa vamos criando uma imagem de como ela seria. E mais interessante ainda é quando descobrimos que esta imagem não tem nada a ver com a realidade. Pois assim foi.



Quase tudo estava com a cara da Samantha: a decoração, o lugar, seu vestido trazido da Itália, o buquê, a discrição do cerimonial, a eficiência do serviço de buffet. O que não estava, provavelmente devia estar a cara do noivo, que eu ainda não tive a oportunidade de conhecer melhor. Aliás o buffet, Maria Luiza Buffet, foi um capítulo a parte: DELICIOSO! Canapés refinados e gostosos demais, já estou com gostinho de quero mais. As trouxinhas de pato com molho de laranja, o salmão com cream cheese e alcaparras, o carpaccio e o queijo com ervas estavam óconcur (alguém sabe como se escreve isto?). Dos patros volantes, o creme de batata baroa com queijo brie estava delicioso, o Roberto adorou o escondidinho de carne seca. A mesa de doces estava linda, adornada por dois castiçais de chão maravilhosos com inúmeras velas em vidros em tom de carmim. A decoração com flores desidratadas ficou bem diferente do convencional e deu um ar bastante pessoal ao ambiente. Sem contar é claro com o visual: dava pra ver do Pão de Açúcar ao Corcovado. O púpito para a cerimônia, realizada por uma juíza de paz, estava estrategicamente posicionado de forma que a paisagem fizesse o pano de fundo natural no momento da cerimônia. Realmente lindo e original.




Parabéns Samantha e Eduardo, que Deus abençoe o lar de vocês por todo o sempre!




Maria Antonieta, Rainha da Moda


Quem já assistiu o filme Maria Antonieta, de Sofia Coppola ou quem já se interessou um pouquinho sobre a história desta rainha, pode constatar que ela foi um personagem importante na história da moda de seu tempo e ainda é uma figura importante para a moda atual. No filme, a figurinista italiana Milena Canonero mostra fielmente o vestuário utilizado pela rainha, os costumes, a maquiagem e até o penteado. Tudo isso serviu e serve até hoje, de fonte de inspiração para criadores da haute-couture. Como exemplo disso, temos o designer de calçados Christian Louboutin que acabar de lançar sua coleção inspirado nos sapatos utilizados pela Rainha Maria Antonieta. O resultado são sapatos estilo retrô, coloridíííssimos, e finamente bordados… super femininos! Estes pares são limitados, só existem 36 unidades, no número 36 e o preço é na média de 6.000 Dollares.Para os mais interessados, aconselhamos a leitura do livro lançado no ano passado, chamado Rainha da moda - Como Maria Antonieta se vestiu para a Revolução da editora Zahar. Trata-se da biografia da rainha francesa focada na moda que ela revolucionou. Belas ilustrações do vestuário e objetos em geral utilizados pela rainha estão presentes no livro. Escrito por Caroline Weber, professora-pesquisadora da Universidade Columbia da área da literatura e cultura francesa do século XIX, a obra mostra principalmente o papel da moda como meio de afirmação da rainha e, ao mesmo tempo, como caminho para o seu trágico fim.
Por Luisa Assunção