sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Sucos

Esta é uma dica sobre algo que, de certa maneira, mudou meu dia-a-dia.
Um dos presentes de casamento que recebemos foi uma centrífuga ofertada pela nossa amiga Elaine. Eu já tinha visto o funcionamento de um aparelho desses na casa do meu pai, quando experimentei um suco feito pela minha cunhada. Achava ótimo a ideia de jogar tudo lá dentro e depois beber algo de muito saudável.
Após a leitura inicial do manual, lá fui eu experimentando uma combinação de frutas e hortaliças na centrífuga. Depois de algumas semanas de convivência com minha amiga, constatei:
- maçã é uma ótima fruta pois não é tão cara, tem um sabor gostoso e rende bem;
- pêra também dá bons sucos, apesar do preço ser superior ao das maçãs;
- melancia e melão também rendem bem, mas são mais caros. Aquela melancia sem caroço é uma verdadeira laranja. Vc espreme o "bagaço" e continua a sair suco;
- em geral, essas frutas que têm caroço grande - pêssego, por exemplo -, não são tão práticas;
- cenoura é ótimo para combinar. Vai com casca e tudo;
- beterraba tem um gosto forte, de acordo com o seu paladar é bom não exagerar. Recomendável descascar antes, o que acaba dando um trabalho a mais;
- pepino é ótimo, tem bastante água e é muito barato;
- testei uma fruta importada chamada nectarina e achei horrível o gosto;
- hortelã é ridiculamente barata e dá um gostinho especial ao suco.
Boas combinações para duas pessoas são: maçã (6) + cenoura (1) + hortelã (a gosto); melão (1) + pepino (1) e hortelã. Também gosto de fazer só de melancia, misturar maçã com pêssego, colocar uma beterraba nos sucos de maçã ou pêssego. Hortelã pode misturar com qualquer coisa que fica bom.
Vou dizer duas consequências dessa mudança de hábito alimentar:
1- o conteúdo do carrinho de compras no supermercado mudou, pois há muitas frutas e hortaliças a toda hora;
2- minhas dores de cabeça, simplesmente, sumiram! Pessoal, não acredito em dietas, milagres naturais, a força do poder espiritual dos alimentos etc, etc e etc...Não sei como explicar isso, não sou hipertenso, faço exercícios regularmente e adoro dançar. Mas, essas cefaleias chatas e ocasionais pararam depois que comecei a tomar esses sucos. Em verdade, não tomei suco para tratar coisa alguma, não tive intenção de obter nada, mas apenas quis experimentar uma alternativa saudável e gostosa, que tem um caráter lúdico por permitir combinar alimentos na centrífuga. Não sei explicar o efeito e nem estou, tampouco, recomendando sucos naturais para tratar doenças. É apenas um depoimento e constatação.
Ah, recomenda-se ingerir os sucos logo após a sua elaboração. Em geral, eu os tomo uma a duas vezes ao dia. O inconveniente é ter que lavar a sujeira da centrífuga e preparar os alimentos. Mas, eu gosto de toda logística envolvida na produção do suco: pensar nas melhores combinações, imaginar proporções que sejam mais adequadas, pesquisar nos mercados, experimentar, mudar tudo, experimentar de novo etc...

Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário