domingo, 3 de janeiro de 2010

Natan, Maria Alice, Stephanie, Christian e Lucas (da esquerda para direita)


Esta é a tropa de choque que abriu passagem para os noivos na igreja. O Natan e Stephanie são meus sobrinhos, a Maria Alice é a amiguinha (quase parte da família) da Stephanie e o Lucas é o filho mais novo da Adriana, prima da Débora.
A Stephanie foi a primeira sobrinha que nasceu. De início eu achava estranho, ficava pensando "puxa, sou tio agora..." Olhava para aquela coisinha pequena e dizia comigo mesmo "é sangue do meu sangue, é uma Mogami". Mas, aos poucos fui me acostumando. Na primeira vez em que fiquei sozinho tomando conta da Stephanie, ela apertou o botão "start" e começou a engatinhar pela casa inteira e eu como um louco atrás dela. Não sei porque criança pequena gosta de mexer num vaso de porcelana e ela não sossegava enquanto não pegasse um vaso desses que estava na parte de baixo da mesa do telefone. De repente, num desses rompantes de criança, ela bateu a cabeça na mesa de centro. Não preciso dizer que ela abriu o berreiro e eu, tio desesperado e marinheiro de primeira viagem, não sabia o que fazer para acalmá-la. Na hora lembrei que ela gostava de ser jogada para cima no meu colo nas horas em que bricávamos. Foi pior ainda...Minha sobrinha passou a chorar mais. Aí não teve jeito: "mãeeeee, a Stephanie tá chorando!"
A Stephanie sempre foi aquela menina graciosa, sonhadora e admiradora dos adultos, principalmente de pessoas como a tia Débora. Quando viajávamos, eu já sabia que tipo de brinquedo iria levar como lembrança, era sempre algo com princesas, príncipes, maquiagens etc. Nunca vi criança tão meiga.
A amiguinha dela, Maria Alice, é a irmã que a Stephanie não tem. Quando estou no Recreio e não vejo a Stephanie, já sei onde ela deve estar: na casa da Maria Alice. É uma menina inteligente, educada e conta com pais muito amáveis também. Posso estar errado, mas ela me passa a impressão de ser "mais pé no chão" do que a Stephanie, mas as duas se completam, cada uma a seu jeito.
O Natan é meu afilhado querido. Quando era mais novo, ele sempre ia ao meu quarto me visitar e pedir para jogar o CD do "Wood". Sim, é ele mesmo, Wood e Buzzlightyear, do Toy Story. Eu sou fã desse desenho e já marmanjo na Disney quis tirar uma foto ao lado do Buzz. Procurava, procurava e não achava o Buzz. Já tinha visto todo mundo: Rei Leão, Pateta, Piratas do Caribe, aquele ursinho cor de abóbora (esqueci o nome), mas nada do Buzz...Quando eu o encontrei, um batalhão de crianças cercou o personagem. No entanto, a vergonha foi tanta que só tirei a foto do Buzz sem ninguém do lado porque a zoação quando chegasse ao Brasil iria ser geral. Mas, voltando ao meu sobrinho...Passamos muitas horas juntos aprendendo como jogar Sonic pela internet, naturalmente jogando o game do Wood e disputando partidas de Street Fighter. Mas, ainda bem que o Christian cresceu e compraram Nintendo, Playstation etc (rs).
Aliás, apesar de ter sido "CDF" na escola, eu gostava muito de videogame. Sou da geração que viu o Atari virar febre entre as crianças. Na verdade, eu era tão antenado nessas coisas de dispositivos eletrônicos que ganhei meu primeiro Atari antes dele ser lançado no Brasil. Os Ataris importados eram vendidos naquele jornal "Balcão" e fui comprar o meu de um vendedor na Ilha do Governador (provavelmente devia ser um desses executivos de fronteira). No primeiro dia que instalei o Atari na tv, meu pai ficou até de madrugada jogando Combat comigo. Aliás, eu me lembro bem de um feriado de carnaval que passamos no Recreio e o meu pai "alugou" o megadrive para ele. Deve ser genético esse gosto pelos videogames. Atualmente, já não tenho tanta paciência, mas sinto saudades, mesmo dos jogos de computador como Age of Empires, Doom (outro vício) e Quake. Quem nunca passou noites na internet jogando Quake pela rede? Nas madrugadas, eu entrava no servidor do Centroin (provedor) e plugava o cabo da placa de som num daqueles systems da Gradiente que possuíam aqueles caixões de áudio. O barulho que saía do meu quarto era ensurdecedor, uma mistura de "O massacre da serra elétrica" com "Platoon". Tiros, gritos, explosões pra tudo que é lado. Algumas vezes, a "ex" daquela época ligava lá pra casa e perguntava "Cadê o Roberto, Dona Tereza?" "Ele está lá no quarto jogando aquele brinquedo".
Bem, mas eu estava escrevendo sobre meu sobrinho Natan. Que filho adorável, um menino muito educado e que me orgulha como sobrinho. Graças à minha cunhada são crianças tranquilas e muito afetivas com seus parentes mais próximos.
O Lucas é o que menos contato tem comigo, pois conheci a família da Débora há muito menos tempo, obviamente, e nos encontramos pouco em virtude do trabalho e da distância. Mas, ele e seu irmão Guilherme são pessoas muito especiais para Débora e para mim também. No planejamento da entrada dos pajens, o Lucas já estava com ingresso marcado, assim como meus sobrinhos. Na festa formaram a linha de frente das brincadeiras na pista de dança e se comportaram muito bem durante toda a cerimônia e festa.
Finalmente, aquele que todos me perguntam quem é..."Quem é aquela gracinha que estava carregando as alianças?" "Quero um pra levar pra casa" "Quem é aquele menininho com o cabelo lisinho?" É o Christian, meu sobrinho e irmão da Stephanie. Ele é um xerox do meu irmão mais novo quando era criança. Eu olho para este meu sobrinho e vejo meu irmão com um ano, tão incrível é a semelhança. Que criança boa, meu pai já observava esta qualidade nele desde o início. Você chega para conversar com o Christian e ele escuta numa boa. Mas, é um menino que tem suas opiniões próprias. Foi um custo convencê-lo a ser "daminho". Queria entrar do lado da irmã, fez questão de uma almofada "pra menino", mas cumpriu seu papel com maestria. Nota dez. Vejo nele qualidades que podem diferenciá-lo no futuro. Acho que ele só precisa de muito carinho e amor (coisa que ele tem de sobra) e liberdade para se expressar e compreender esse vasto mundo.

(foto de Felipe Goifman e Glenda Rubinstein)

Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário