sábado, 16 de janeiro de 2010

O Verdadeiro rosto de Leonardo Da Vinci

Quando se imagina Da Vinci, pensamos na Mona Lisa, o homem vitruviano, os desenhos anatômicos, os inventos etc. Mas, qual era o rosto do artista? Existe o auto-retrato clássico, mas numa idade avançada. Esta apresentação do cartunista Siegfried Woldhek (http://www.ted.com/talks/lang/por_br/siegfried_woldhek_shows_how_he_found_the_true_face_of_leonardo.html) e de Carlos Sanchez-Montaña (http://leonardocodigoabierto.blogspot.com/)são muito interessantes para elucidar o fato. Surpreendente é saber que o próprio homem vitruviano poderia ser Leonardo.

Roberto
Publicar postagem

Para pensar...Antes que possamos deixar de pensar...

Baseado num editorial da prestigiosa revista médica JAMA, "Late-Life Dementias
Does This Unyielding Global Challenge Require a Broader View? (JAMA. 2009;302(23):2593-2594)", alguns pontos de reflexão:
1- a continuar o aumento da longevidade dos dois últimos séculos, pessoas nascidas em 2000 nos países desenvolvidos, alcançarão os 100 anos;
2- após os 65 anos, a prevalência de demência dobra a cada 5 anos;
3- estudos com autópsias demonstram que a demência é uma convergência de três tipos de problemas: Alzheimer, doença microvascular e demência com corpos de Lewy. Complexo, não?
4- os fatores de risco mais prontamente modificáveis para prevenção do Alzheimer são os vasculares;
5- atividade física regular está associada com redução significativa do risco de Alzheimer

Assistam:
http://www.ted.com/talks/lang/por_br/gregory_petsko_on_the_coming_neurological_epidemic.html

Roberto

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Um novo jeito de explicar as explicações.

Este é o título desta exposição (http://www.ted.com/talks/lang/por_br/david_deutsch_a_new_way_to_explain_explanation.html).
Eu ainda fico surpreso de estar no século XXI e ver "intelectuais" defendendo esses pontos-de-vista. Surpreende-me o uso de termos como "iluminismo" na discussão e justificativa de questionamentos que eu considerava ultrapassados. Enquanto houver essa dicotomia entre razão x emoção (com exageros de ambas as partes), o mundo não falará a mesma língua. Interpretar os mitos à luz da observação científica é de um primarismo surpreendente. Como já dizia Jung muitos anos atrás, enquanto o homem não se acordar para a importância dos sonhos e do conteúdo inconsciente, cotinuaremos a ter guerras e conflitos motivados pelo uso excessivo do racionalismo e da repressão ou negação destes conteúdos. Posso não gostar do "homem" C.G.Jung, mas várias de suas ideias são úteis nesse debate e importantes para se contrapor a pontos-de-vista como o que foi apresentado neste vídeo. Este é um espaço limitado para este tipo de discussão, mas fiquei tão impressionado com ideias tão obsoletas no mundo de hoje, que resolvi colocar no blog a minha crítica.

Roberto

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A Troca


Outro belíssimo filme de Clint Eastwood que passou nos cinemas no ano anterior e não pude assistir. Ainda bem que existe o DVD.
Na minha humilde opinião Clint Eastwood é um dos melhores diretores americanos em atividade. Nos seus filmes não há excessos, modismos, elocubrações etc. Os filmes tocam o espectador pela sutileza com que os temas são abordados, pela imparcialidade com que o diretor filma, pela capacidade de mesclar diversos assuntos polêmicos e atuais numa história simples, de raízes americanas e que evolui sem que percebamos o turbilhão de interconexões que vão se formando. É fantástico. O que emociona em seus filmes são os pequenos detalhes, muitas vezes imagens que transmitem o que diversas páginas de um livro não seriam capaz de descrever. A cena em que a protagonista procura pelo filho que sumiu de casa é de uma sensibilidade muito grande. Ela abre a porta da geladeira e um sanduíche na prateleira está intocado. O advogado que assume a causa da protagonista gratuitamente e ganha como bônus uma propaganda enorme pela repercussão do caso (isto não é abordado no filme, mas conclui-se pelo que aconteceu e passa-se a entender porque ele não quis honorários); o pastor tradicionalista que assume como uma missão ajudar a personagem principal. A descrição da época, década de 20, pelas imagens é sensacional. A recriação do modo de vida das pessoas e os pensamentos que predominavam na época é muito instigante.
Mais uma vez ele dá um show, assim como aconteceu em Cartas de Iwo Jima/Conquista da Honra, Sobre Meninos e Lobos, Menina de Ouro, Gran Torino, Pontes de Madison, Imperdoáveis etc. Só é preciso sensibilidade para se deixar levar por uma história bem contada.

Roberto

domingo, 10 de janeiro de 2010

vídeo de fotos

Adoro esses vídeos com montagem de fotos, ficam ótimos para se ver um portfólio e não são chatos por causa da edição e da música. Este aqui também tem imagens de vídeos que ficaram muito bem associadas.

Roberto

http://www.youtube.com/watch?v=BVwa66B-Q3c&feature=player_embedded

Extra! Extra!


Hoje recebi a última edição do pacote de assinatura que fiz da revista Noivas Rio de Janeiro. Minha prima e madrinha de casamento, Stella, que se casou em 2007, me passou um catatau de revistas de noiva, dentre elas havia vários números desta. Quando me dei conta percebi que tinha desde a número 1 e como continuei a comprar, tenho todas as edições que são 16 com a última. Será que eu vou resisitir à próxima edição? A revista é de altíssimo nível e muito bom gosto; apesar de já ter passado desta fase noiva de ser, não resisti a beleza da revista e acabei dando uma olhada. Fiquei encantada com a propaganda dos fotógrafos que fizeram nosso casamento, especialmente quando percebi que haviam 2 fotos minhas e uma foto minha e do Roberto dançando.