sábado, 14 de novembro de 2009

Lua-de-mel (9)-Castelo St'Angelo, Pantheon, Piazza Navona


Nosso penúltimo dia em Roma (o último dia inteiro antes da partida) foi dedicado, inicialmente, à visita do Castelo D´Angelo. Constitui-se numa construção antiga que abriga a tumba de Adriano e também já serviu como refúgio dos papas italianos quando o Vaticano era sitiado. Utilizamos nosso Roma Pass para entrar e havia poucas coisas interessantes, exceto a vista do alto que permitia uma vista interessante dos arredores do Tibre.
Fomos andando da região do Castelo, próximo ao Vaticano, até o local em que se situa a Piazza Navona. Uma praça movimentada circundada pelos tradicionais restaurantes para pegar turistas e habitada pelos artistas de rua que executam pinturas dos passantes – como em Monmartre – ou dos cartões-postais de Roma. Destaque para a fonte em que estão representados os quatro rios mais importantes do mundo. Ao centro, como acontece em diversos outros pontos turísticos de Roma, um obelisco egípcio. Não sei porque essa obsessão em cravar um obelisco egípcio bem ao lado de esculturas ou praças que não têm nada a ver com o Egito.
A pé alcançamos o Panteão, onde está localizada a tumba de Rafael. Destaque para abóbada vazada que enche os olhos daqueles que miram o teto e enxergam uma semicircunferência perfeita. Diz-se que o projeto desta abóbada foi realizado por Adriano, um imperador e arquiteto nas horas vagas.
Este último dia não foi tão movimentado quanto os anteriores, mas chegamos tarde ao hotel mesmo assim. Muita coisa para se fazer, pois no dia seguinte iríamos para Florença.

Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário