sábado, 14 de novembro de 2009

Lua-de-mel (8)- Capela Sistina


Acredito que a visita da Capela Sistina seja muito mais para dizer que estivemos ali. Não mudou coisa alguma em relação à época em que estive anteriormente: uma multidão olhando para cima e guardas pedindo às pessoas para ficar em silêncio. Na verdade para se apreciar o teto e a parede com o Juízo Final é necessário um binóculo para enxergar os detalhes dos afrescos. Melhor olhar os livros e tentar imaginar ao vivo. No local onde está pintado o profeta Zacarias, por exemplo, existem duas figuras menores, por trás do personagem, uma delas fazendo um gesto obsceno para o profeta. Em realiadade este profeta representa o próprio papa Júlio II, patrono e desafeto de Michelangelo, que é riducularizado pelo artista. Estas críticas veladas estão dispersas por todo teto e do solo não é possível percebê-las com nitidez. Mais fáceis de serem vistas são algumas correspondências anatômicas que Michelangelo faz. O afresco famoso em que os dedos de Deus e do homem estão unidos mostra uma panorâmica de Deus e diversos anjos compondo uma imagem que lembra um encéfalo cortado no plano sagital (ao meio).
Do afresco “O Juízo Final”, realizado posteriormente, observam-se diversas representações de corpos semidescobertos e musculosos. É a inspiração renascentista advinda dos clássicos gregos e do conhecimento de anatomia e admiração do artista pelos corpos torneados, principalmente os masculinos. Mesmo as figuras femininas de Michelangelo têm uma conotação corporal masculina, que valoriza a anatomia.
Eu acho incrível que um artista tenha criado um afresco como aquele da Capela Sistina e não tenha gostado do que fez. Michelangelo se considerava um escultor e não nutria paixão pela pintura, o oposto de seu rival Da Vinci. Diz-se que a pintura dos afrescos da Capela Sistina foi realizada a contragosto e condicionada à realização do projeto que lhe interessava: a tumba do papa Júlio II (a parte realizada desta tumba está situada na igreja de São Pietro in Vincoli). Que Michelangelo não tivesse experiência com afrescos e teme-se realizar um projeto daquela magnitude, eu entendo. Mas, não gostar do que se faz e pintar algo como os afrescos da Sistina é estranho. Tenho minhas dúvidas quanto a isso.
Um último detalhe: a entrada da Capela Sistina se faz por onde deveria terminar, isto é no altar. Entra-se na Capela (o que ocorre quando há a eleição do papa ou outras ocasiões especiais) pelo lado oposto, aquele em que está situado Zacarias na extremidade.
Bem, depois desta verdadeira maratona vaticana, passeamos um pouco pelos arredores do Vaticano e voltamos para o hotel.

Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário