sábado, 7 de agosto de 2010

Corrida III

Nessa época eu já pedalava sério e resolvi trocar a natação pela corrida. Eu já era assessorado por um treinador e minhas planilhas de bicicleta incorporaram os treinos de corrida. Sou melhor ciclista do que corredor, mas gosto muito de correr. Os primeiros treinos de corrida são difíceis, mesmo para quem já é condicionado em outro esporte. A primeira coisa que percebi foi que minha frequência cardíaca na corrida ficava mais alta do que em cima de uma bicicleta. A corrida também me desgastava mais e é natural que essas coisas aconteçam, pois a corrida demanda um maior grupo de músculos trabalhando ativamente para deslocar o corpo. Eu corria na ciclovia e na esteira. Aliás, corria muito na esteira. Foi durante os treinos na esteira que cometi dois equívocos que me custaram meses de molho sem poder correr. A pisada de um atleta na esteira é diferente da rua. Literalmente, a esteira corre por você. O atleta promove o deslocamento dos braços e pernas, mas a interação do pé com o piso na esteira é diferente pela falta do esforço necessário para projetar o corpo para frente. No meu caso, - e escrevo por mim, não sei os outros, mas acredito que não deva ser muito diferente - fazer alguns treinos na esteira pode ser legal para não deixar de treinar em dias chuvosos ou quando se quer fazer um treinamento específico. Treinar quase o tempo inteiro na esteira não é legal. Na vida real, ninguém caminha ou corre como numa esteira.
Meu segundo erro foi escolher o tênis pelas propagandas de revista ou pelo que o vendedor falou. O primeiro tênis que comprei foi recomendado por um vendedor porque era um modelo novíssimo no mercado e muito divulgado nas revistas. Um tênis ok, nada demais. O outro tênis que adquiri era um modelo novíssimo também promovido por uma triatleta famosa. O tênis era muito confortável e bem mais leve que os modelos tradicionais de treinamento diário. Eu gostava muito dele, mas depois vi que era inadequado para treinamentos constantes. Resultado de excesso de esteira e tênis inadequado: fratura de estresse num dos metatarsais. (continua)

Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário