sábado, 7 de agosto de 2010

Corrida II

Por volta dos 31 ou 32 anos fiz um exame periódico de rotina num dos hospitais em que trabalho. O resultado foi desastroso: colesterol alto, hipertensão arterial e outras coisas mais. Pensei comigo mesmo: sou um cara estressado com o trabalho, não faço atividade física alguma e estou com os resultados dos exames laboratoriais alterados. Como posso ser exemplo de saúde para alguém - visto que sou médico - se o meu próprio bem estar físico e mental está em frangalhos? Até aquele momento, eu nunca havia colocado os pés numa academia, não tinha a mínima ideia do que existia lá dentro. Minha dieta consistia em arroz, feijão, batatas fritas e bife. Variações existiam dentro do quesito coisas gordurosas, frituras e doces. Diversão era coisa rara porque eu pensava somente em estudar e trabalhar. Mesmo minhas leituras estavam um pouco de lado. Em resumo, eu estava em rota de colisão com alguma coisa muito ruim para acontecer. Ou eu mudava o rumo da minha vida ou ela simplesmente seria abreviada em muitos anos.
Quando se trata de tomar uma decisão importante, o difícil é começar, de resto, feche os olhos e siga em frente com muita fé. Eu sempre pensei assim. Em todas as vezes em que me convenci da importância de algo, planejei o caminho e segui por ele, acreditando sempre que estava por fazer a coisa certa. Graças a Deus, eu sempre consegui...
A mudança começou pela dieta, consultei uma nutricionista do hospital e reduzi as quantidades e melhorei a qualidade do que comia. Também entrei numa academia e a primeira atividade desta etapa foi a natação. Era algo com o qual tinha alguma familiaridade na infância. Eu escrevi "alguma"! Depois de 3 meses, meu físico já tinha mudado de forma evidente. Aquilo me trouxe outros valores que incorporei e mantenho até hoje. Nessa época comecei a fazer musculação e o sobrepeso que eu tinha virou um corpo modelado pela parte aeróbica da natação e pela puxação de ferros. Mas, acima de tudo, eu estava feliz comigo mesmo, menos estressado e muito entusiasmado com a atividade física. Aquilo já não era uma necessidade de saúde, mas um prazer fundamental que eu tinha durante a semana. Aos poucos fui tomando gosto também pelas pedaladas por meio das aulas de spinning. Eu gostava ainda mais de pedalar nas aulas do que fazer as séries de natação. Foi uma questão de tempo eu comprar uma bicicleta para andar na rua. Mas, sobre isso eu escrevo em outro post...Treinava natação, bicicleta e malhava. Pensei: por que não correr também? (continua)

Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário