quarta-feira, 22 de abril de 2009

Chateau de Versailles


Em outubro de 2007 , em nossa primeira viagem juntos, fomos à Versailles. Foi uma viagem! No melhor sentido da palavra. Fiquei encantada! O Palácio é grandioso, magnífico; os jardins então: o olhar se perde no horizonte. As cores, o cheiro , o som do sapato no assoalho, o friozinho gostoso do lado de fora e o calor humano do lado de dentro. As camas eram verdadeiros altares onde pareciam ter abrigado deuses e deusas. A infinidade de cômodos que se entrelaçavam atrás de portas e mais portas. Que delícia devia ser brincar de esconde esconde alí.
A Maria Antonieta retratada nos quadros era bem diferente da Maria Antonieta de Sofia Coppola, do filme Marie Antoinete. Confesso que prefiro a do filme: tem uma inocência angelical. As estampas dos tecidos, a sinuosidade elegante dos móveis, a doçura das cores e a grandiosidade da época. Tudo perfeito, adorável!

O filme e a Versailles de verdade se misturam na minha memória e criam um sentimento gostoso de como seria a vida ali, vivida por uma mulher à frente de seu tempo, mas enclausurada em sua majestade. O que mais gostei no Palácio foi sem dúvida o Salão dos Espelhos. No filme: o baile de máscaras. O sonho: um baile de máscaras no salão dos espelhos! ( com todos aqueles quitutes da época...rsrsr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário