quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Um novo jeito de explicar as explicações.

Este é o título desta exposição (http://www.ted.com/talks/lang/por_br/david_deutsch_a_new_way_to_explain_explanation.html).
Eu ainda fico surpreso de estar no século XXI e ver "intelectuais" defendendo esses pontos-de-vista. Surpreende-me o uso de termos como "iluminismo" na discussão e justificativa de questionamentos que eu considerava ultrapassados. Enquanto houver essa dicotomia entre razão x emoção (com exageros de ambas as partes), o mundo não falará a mesma língua. Interpretar os mitos à luz da observação científica é de um primarismo surpreendente. Como já dizia Jung muitos anos atrás, enquanto o homem não se acordar para a importância dos sonhos e do conteúdo inconsciente, cotinuaremos a ter guerras e conflitos motivados pelo uso excessivo do racionalismo e da repressão ou negação destes conteúdos. Posso não gostar do "homem" C.G.Jung, mas várias de suas ideias são úteis nesse debate e importantes para se contrapor a pontos-de-vista como o que foi apresentado neste vídeo. Este é um espaço limitado para este tipo de discussão, mas fiquei tão impressionado com ideias tão obsoletas no mundo de hoje, que resolvi colocar no blog a minha crítica.

Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário