domingo, 21 de fevereiro de 2010

Irvim D. Yalom


Ganhei este livro de aniversário de uma amiga e adorei!
É impressionante a sinceridade e transparência com que Yalom escreve, descreve algumas fases de seu processo criativo como escritor e comenta casos de terapia. Sem dúvida sua escrita vem revelar muito do que já percebo na prática mas muitas vezes temos a insegurança de expor pois não se encontra nos manuais de psiquiatria.
O que venho percebendo na minha prática clínica é que o interesse em realmente fazer a diferença para melhor na vida de uma pessoa traz resultados gratificantes para os dois, médico e paciente. Quando queremos ajudar, mesmo quando nos sentimos tão perdidos quanto o paciente, buscamos uma solução, seja nos livros, trocando experiência com outros profissionais ou simplesmente seguindo nossa intuição.
Outro livro do mesmo autor que acredito que todo profissional da área 'psi' deva ler é Os Desafios da Terapia, reflexões para pacientes e terapeutas. Traz capítulos curtos e bem didáticos, mas é claro que o caminho como terapeuta é muito pessoal, como uma impressão digital, cada um tem seu jeito próprio de tocar o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário