quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Fragile Things



Assombroso (com trocadilho)! Esse é o adjetivo que utilizo para definir essa coletânea de contos e poesias de Neil Gaiman. Fazia tempo que eu não encontrava um livro de ficção com tanta qualidade. Confirma todos os elogios merecidos que recebe da crítica literária e ecoa a popularidade alcançada no mundo dos quadrinhos.
Li o original em inglês porque a tradução em nossa língua foi dividida em duas partes, o que encarece muito o custo do livro. No entanto, mesmo lendo em uma língua estrangeira, a sequência de histórias me fascinou. Neil Gailman surpreende o leitor a cada parágrafo, mas não é uma sequência de sustos ininterrupta ou revelações, joguinhos pseudo-intelectuais, coisas estilo "Código Da Vinci". O texto flui naturalmente e nos transporta para dentro das situações e personagens do livro. O elemento fantástico e fantasioso está presente o tempo inteiro e não existe um final para as histórias, o desenlace fica sugerido no ar ou permanece em aberto de acordo com a imaginação do leitor. Mesmo as emoções animais, como as descritas no pavor torturante de um gato são assustadoramente reais. Coisa de um escritor com muita sensibilidade para perceber nuances num animal tão enigmático quanto o gato.
Não é uma leitura que, talvez, agrade a todos, pois os contos são pontuados, muitas vezes, pelo mistério e o macabro. Enfim, uma grata surpresa. Estou louco para ler Anansi Boys, romance elogiado de Gaiman.

Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário