quinta-feira, 11 de junho de 2009

O Casamento Celta


Este é o primeiro artigo de uma série em que pretendo abordar o casamento em várias culturas. Em todas marcado pela importância social do momento, unindo valores religiosos e culturais através dos tempos.

O casamento celta é celebrado ao ar livre, sempre próximo à natureza, cultivando a união e o amor. É baseado em antigos rituais dos povos indo-germânicos, respeitando qualquer crença e sendo realizada por um ritualista, que traça um perfil dos noivos para então estruturar a cerimônia o que a torna singular para cada casal.

A cerimônia é dividida em 9 momentos; interessante, já que o nove é um número iniciático, especialmente espiritualmente; coincidentemente estamos no ano de 2009. Bem fosforilações a parte antes que o Roberto vete esta enrolação básica... O primeiro momento se dá quando o noivo entra pelo caminho principal, onde ele fica aguardando a noiva no chamado ponto de união, um local demarcado por uma mandala de flores e pétalas. A seguir o casal vai até a mesa cerimonial e realiza a purificação, lavando as mãos com água e sal grosso. Então se viram de frente para os convidados e aguardam a entrada do dagdas ( pessoas escolhidas pelos noivos para as bençãos) e dos padrinhos, que entram trazendo as oferendas, objetos que representam os 4 elementos da natureza- terra, fogo,água e ar. Os noivos recitam declarações de amor feitas previamente e há música para cada momento(neste ponto não está muito longe do nosso). O ponto alto da cerimônia é a troca de alianças, que são levadas pelas mães do casal (que lindo!). Há também durante o evento várias homenagens prestadas por parentes e amigos ao casal. Os trajes dos noivos são batas, vestidos confortáveis ao estilo medieval, mas não há rigidez quanto a isto , o que vale é respeitar o estilo de cada casal.

10 comentários:

  1. oi! estou começand a pensar sobre o meu casamento e gostaria de saber mais sobre o casamento celta....pois onde moro (Salvador) não sei se existe um cerimonialista....por favor, gostaria de uma ajuda. caso possa me ajudar, mande-me um e-mail, explicando, para flavinhastephania@gmail.com
    obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, gostei muito deste tipo de cerimonia, ainda mais para nós que não seguimos nenhuma religião mas somos um pouco misticos. Se vocês puderem indicar quem realize a cerimônia em São Paulo SP, ficaria grata. (bruna.sg@usp.br)

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,meu nome é gisele e gostaria que me indica-se quem faz esse tipo de cerimonia aqui em são paulo. Obrigada. (giza_gbn@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  4. Olá! Vou casar o ano que vem, e gostei muito deste formato de cerimônia, mas onde vou casar não há uma cerimonialista específica para este tipo de casamento. Será que você poderia me ajudar com mais explicações dos 9 momentos e dos objetos utilizados? Enfim, do casamento celta.
    Desde já muito grata pela atenção
    Contato: jo_plis@yahoo.com.br
    Josi

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Me casei agora em maio em uma cerimonia celta e foi lindo demais!

    Posso indicar a cerimonialista que além de atenciosa é uma estudiosa da cultura celta há anos e personaliza a cerimônia de acordo com a realidade do casal.
    Muito bom.
    maristelacandida@gmail.com
    Aguardo contato de quem tem interesse
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  6. Olá , Gostaria de saber se tem contato de alguem que celebre a cerimonia celta em Brasilia.
    sennacarina@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  7. A foto e o texto acima se referem ao nosso trabalho! casamentocelta.com.br! caso tenham interesse entrem em contato! Nos somos os precursores no Brasil e sera uma honra atende-los! Atenciosamente Bia

    ResponderExcluir
  8. Também gostaria de saber alguma cerimonialista celta em Brasília. Estou procurando na internet e nada...
    Obrigada!
    andrea.lessa@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. também quero saber sobre cerimonialista em brasília.
    sandraareis@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. também quero saber sobre cerimonialista em brasília.
    sandraareis@gmail.com

    ResponderExcluir