domingo, 24 de maio de 2009

A origem do buquê e porque Maio é o mês das noivas


De acordo com relatos vindos da Idade Média, a razão original de maio ser o mês das noivas não é muito romântica.

Reza a lenda que, nesse período, o banho era hábito ainda mais incomum para os europeus do que hoje em dia. Justificado pelos invernos rigorosos e à falta de água canalizada. Como em maio dava-se inicio a primavera, com temperaturas mais amenas, tornou-se o mês optativo para que as pessoas realizassem seus rituais de higiene. No mês seguinte, junho, celebravam então os casamentos, com a chegada do verão. Esses calendários de banhos e casamentos deram origem ao buquê dce noiva. Banhos anuais em maio e casamentos só em junho propiciavam mau cheiro às noivas. A saída foi criar o hábito de levar flores e ervas aromáticas junto a si, para disfarçar o mau cheiro.

Por influência da Igreja Católica que associou a consagração de Maria, mãe de Cristo à comemoração do dia das mães, maio ficou sendo o mês de Maria e de todas as mães. Concluo que o objetivo quase que de toda noiva é a maternidade, unanime entre as noivas católica, já que o objetivo do casamento é " crescei e mutiplicai-vos", portanto mas do que justo que maio seja o mês das noivas.

De acordo com o IBGE, atualmente, o mês que mais se realiza casamentos no Brasil é dezembro. Mudança esta de natureza prática e econômica , já que trata-se do mês do 13 salário e quando melhor se conjuga as férias.

Na prática, o que percebemos é que o mês mais procurado pelas noivas cariocas é setembro, talvez pelo romântismo que inspira a primavera e a maior oferta de flores, com variedade e melhores preços. Originalmente pretendíamos casar em setembro, já que costumamos tirar férias em outubro, mas quando marcamos nosso casamento(1 ano e meio de antecedência) já não mais havia vaga para o horário que queríamos no último sábado de setembro. Acabamos optando por outubro, escolhemos o último final de semana pela proximidade com o feriado na segunda-feira(02/11), o que facilitará a vinda de vários parentes do Roberto de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário