domingo, 3 de maio de 2009

Toda Noiva Tem Seu Anjo da Guarda


Se não tem , deveria. São tantos detalhes, contratos, provas ...e decisões. Não há como dar conta de tudo sozinha, ainda mais hoje em dia em que há uma verdadeira indústria do casamento. Parecia tudo tão mais simples antigamente; uma tia fazia o bolo, outra o vestido, a avó de uma amiga querida emprestava as jóias, o sogro levava a noiva até a igreja. Quando revejo o albúm de casamento da minha mãe vejo ali a simplicidade, a emoção estampada no rosto dos noivos, a alegria dos familiares e a importância do momento. Tenho certeza que ela não precisou começar os preparativos com mais de um ano de antecedência e nem gastar rios de dinheiro; nem por isto foi menos importante ou celebrado. Talvez fosse mais fácil tocar o real sentido do casamento, menos escondido por tantas provas de doces, escolhas de flores e fitas, contratação de profissionais. Ali estava o ritual; puro, simples e forte, como todo ritual.
Se toda noiva não tem um anjo de guarda, eu encontrei o meu, ou melhor a minha. A minha cerimonialista Emanuelle Missura, pra mim Manú, é um anjo em forma de gente. Além de organizar o cortejo na igreja, receber os convidados e preparar a noiva para o momento mais importante: a entrada na nave celestial ( ironias à parte); ela também acompanha todo o processo de preparação e planejamento para o "evento". Ajuda a definir o número de madrinhas e padrinhos, de convidados, indica profissionais para os diversos serviços (foto, filmagem, decoração, som, etc), faz planilhas, acompanha a noiva em provas de doces, do vestido, de maquiagem......ou seja tem uma paciência de Jó. Além é claro de eventualmente dar apoio emocional à noiva na novísssima moda neurótica: TPC (Tensão Pré Casamento).
A cerimonialista ou o cerimonialista, não é uma profissão exclusiva de mulheres. Há cerimonialistas homens tradicionalíssimos e que estão há anos no mercado. Quando decidimos ter uma cerimonialista procuramos dentre vários profissionais através de anúncios em resvistas de noivas e sites especializados. Visitamos alguns profissionais pessoalmente , outros entramos em contato por telefone ou via e-mail. Cheguei a conclusão que queria alguem jovem como eu, mulher e que já tivesse passado pela experiência do casamento.
O primeiro contato telefônico com a Manú foi feito pelo Roberto, que teve uma boa impressão. A seguir marquei uma visita dela à nossa casa. Foi algo tão bom e natural que a Manú foi sair lá de casa quase 9h da noite. Coversamos sobre casamento,é lógico, mas também contamos casos, histórias, falei das minhas expectativas em relação a tudo que era tão novo . Após este primeiro contato continuei em minha busca, e o Roberto junto. Até que certo tempo depois, parei e pensei em todas que havimos visitado; imaginei então: eu na porta da igreja, pouco antes do climax do momento. Pensei em quem eu gostaria que estivesse ali ao meu lado. Não me veio outra pessoa que não a Manú, havia afinidade, empatia e a indiscutivel competência. Bem , e não me arrependo, está valendo muito a pena.

2 comentários:

  1. Débora,

    Que lindo seu post! Estou emocionada! Muito obrigada :) Você é uma querida! Te adoro!

    Beijos,
    Manú

    ResponderExcluir
  2. OI, Débora!
    Adorei seu post! Vc escreve muito bem!
    Concordo muito com esse passado dos casamentos que vc escreveu. Agora não é mais assim, né?
    A Emanuelle também é minha cerimonialista, e desde que soube do trabalho dela, passei a querer ela como minha cerimonialista. Acho que realmente ela sabe o que estamos passando.
    E como diz meu noivo: "Ela é uma queridona!"
    beijos,
    Amanda

    ResponderExcluir