terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Em Busca da Memória


Meu fim de semana foi prejudicado por causa de uma indisposição intestinal que começou no sábado à tarde, mas, como bônus, terminei o livro "Em Busca da Memória" de Eric R. Kandel. O livro é uma biografia do pesquisador austríaco, radicado nos EUA, mesclada com as descrições e reflexões acerca das descobertas e dúvidas em neurociência nos últimos cinquenta anos. De origem judaica, Eric Kandel fugiu com sua família da Austria, na época da segunda guerra mundial. Desse período, o autor guarda uma grande mágoa pela forma como a inteligência austríaca da época foi dizimada, em grande parte pela perseguição aos judeus. Nos EUA, país em que foi acolhido, seguiu o caminho inicial das ciências sociais e posteriormente ingressou na faculdade de medicina, entusiasmado pelas ideias da nascente psicanálise. A sua vida acadêmica e pessoal tomou um outro rumo a partir da necessidade de compreender os conceitos psicanalíticos sob a ótica experimental. Foi laureado com o prêmio Nobel após desenvolver uma carreira científica brilhante em que documentou os mecanismos bioquímicos e genéticos da memória, partindo de um modelo neural do invertebrado Aplysia (um tipo de lesma).
O ponto de partida na pesquisa com a Aplysia foi o estudo dos behavioristas com os condicionamentos animais. Kandel foi capaz de reproduzir as mesmas respostas no nível celular, ao trabalhar com modelos reducionistas de um neurônio sensorial e outro motor. A estimulação elétrica do neurônio sensorial se correlacionava com os mesmos padrões de condicionamento. No caso da memória de curto prazo, havia a liberação de neurotransmissores secundariamente à estimulação. Além disso, no que se refere à memória de longo prazo, um terceiro neurônio modulatório participava do processo, que no final levava à síntese de proteínas para formação de novas sinapses do neurônio sensorial com o neurônio motor. Isto é, o aprendizado e consequente acúmulo de conhecimento está associado à formação de novas sinapses. Tão notável quanto, foi descobrir que a regulação da síntese de proteínas envolvida na formação destas sinapses é feita de forma genética, isto é alguns genes são ativados com esta finalidade.
Foi um grande prazer ler este livro, passear pela história da neurociência da segunda metade do século passado e atualizar-se sobre o papel dos austríacos no período nazista. Grande parte do livro é recheada de conceitos bioquímicos, que me lembravam os livros e apostilas do meu ciclo básico na faculdade. No entanto, contados de forma encantadora e ligados aos acontecimentos da época, aquele conteúdo "chato" torna-se instigador pelas palavras de uma pessoa com uma grande visão. De forma contrastante, lembro-me de um professor de bioquímica renal, que gastava umas quatro ou cinco horas para dar a sua aula. Era um monólogo entediante, cheio de pitacos históricos como faz Eric Kandel, mas contados de uma forma desinteressante. O sujeito era aquele cara todo certinho e engomadinho (desses que abotoam a camisa até o último botão) e que perfilava diversos copos de água em cima da mesa. A cada uma hora ele tomava um copo e dessa maneira, os alunos podiam estimar a duração da aula...
Este livro vale para apontar os caminhos que devem ser trilhados pela neurologia e psiquiatria a partir de agora. Os conhecimentos que estão aparecendo estreitam cada vez mais os laços que unem biologia clássica e as ciências que estudam o comportamento. Uma coisa pouco provável quando comecei a ler sobre psicoterapias há mais de 20 anos.
Ótima leitura para o pessoal que lida com ciências biológicas, médicos e afins. O leigo de outras áreas talvez ache um pouco difícil a compreensão de certos capitulos, mas eles estão bem "mastigados" na medida do possível. No entanto, este livro é importante pelo que ele aponta para o futuro.

Roberto Mogami

Um comentário:

  1. Débora, ví que você fez o seu vestido com a D. Mimosa. É a costureira que mora em Laranjeiras ? Você gostou ?? Já ouvi falar dela, mas não conheço o trabalho e estou louca atrás de uma boa costureira para fazer meu vestido. Se puder me dar seu depoimento seria ótimo !
    Obrigada,
    Bia (biajencarelli@globo.com)

    ResponderExcluir