quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Arremates e Crendices


Faltam menos de 3 meses para o casamento e não vejo a hora deste dia chegar. Todos dizem que passa voando, mas a minha ansiedade não permite que eu acredite faltar tão pouco, a sensação que tenho é que ainda falta uma eternidade. Tanto eu quanto o Roberto estamos ansiosos pelo dia 31 de outubro e torcendo para que tudo dê certo.
Também estamos tomando as últimas providências: mandar convites para a calígrafa, escolher o tipo de letra, a cor..., ou seja uma infinidade de detalhes que não imaginávamos encontrar. Detalhes estes que sem dúvida serão insignificantes diante da emoção que vai nos inundar no grande dia.Para tudo decidimos em consenso, sempre respeitando a opinião e desejos um do outro.
Hoje fiz a primeira prova do vestido e amanhã irei encomendar o sapato, que será feito em cetim. Aos poucos o casamento vai tomando forma e já consigo me imaginar uma noiva, linda como todas as outras. Cheia de esperanças, temores , fantasias. Já tive até daqueles pesadelos, comuns entre noivas, do tipo em que tudo dá errado no dia do casamento: o vestido não fica bom, trocam a música na hora da entrada, não aparece ninguém , etc..É melhor nem pensar para não espantar a sorte.
Para espantar a má sorte há uma série de crendices e supertições em torno do casamento. A mais famosa é o noivo não poder ver a noiva antes do casamento. Apesar do Roberto não ser superticioso, sinto que ele quer guardar a curiosidade para o dia, quando começo a falar sobre algum detalhe do vestido ou buquê ele logo fala: Mas assim não vai ter a mínima surpresa! Então me seguro para não descrever minuciosamente cada detalhe da 'noiva'.
Outro costume , que data de cerca de 4 mil anos, é jogar arroz nos noivos; um costume chinês para que a vida do casal seja próspera. Hoje, uma versão delicada , é atirar pétalas de rosas nos noivos; também estão valendo bolinhas de sabão. O véu, além da referência à Maria, também serviria para proteger a noiva de possíveis admiradores e da inveja. Uns acreditam que a noiva não deve usar pérolas, já que elas representariam as lágrimas que a noiva há de chorar. Mas para mim, as pérolas são o que há de mais feminino, representam a fertilidade e a beleza; e é claro já providenciei as minhas. O que não vai faltar é o meu terço de Nossa Senhora de Fátima que trouxe de Portugal; apesar de não ser nada beata, raramente vou à Igreja, me sinto bem mais acolhida diante da candura de Nossa Senhora.
As noivas americanas costumam usar algo novo, algo emprestado, outro antigo e alguma peça azul, também para atrair sorte.
Além dos nomes das amigas solteiras, vou pedir também pra minha costureira bordar um ramo de trigo na barra do meu vestido, pra atrair prosperidade para a vida do casal. Não custa ,né?
As crendices são muitas, vale a pena o bom senso, senão corre-se o risco da noiva ficar parecendo um despacho na porta da Igreja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário