sexta-feira, 8 de maio de 2009

Os Doces



Doce de casamento não é um doce qualquer. É o gostinho doce que você quer deixar pra cada um lembrar daquele momento com saudade e prazer. Geralmente também faz o papel da sobremesa, pois diante de tantas opções( bolo, chocolates, macarrons) não há apetite para mais guloseima nenhuma.


Começamos a experimentar doces na expo noivas do ano passado. É impressionante como existe um verdadeiro enredo mítico em torno de cada item "essencial" que adorna um casamento. Percorre-se uma peregrinação em busca do bem-casado perfeito, do chocolate maravilhoso, do doce estonteante... Enfim haja silhueta, insulina, memória gustativa e disposição para percorrer doceiras de ponta a outra da cidade.


Se tenho um conselho a dar às colegas noivinhas( é assim que somos chamadas por doceiras, costureiras e afins) é que escolham um mês para definir estes itens e concentrar as degustações em um período de um a dois meses no máximo. Não tem como depois de 3-4 meses lembrar do gosto de determinado doce. Portanto quando visitarem cada doceira façam uma lista marcando os doces que mais gostaram, facilita muito no final.


A primeira doceira que visitamos foi a Louzieh, ou melhor o escritório da empresa Louzieh Doces Finos, que já conta com filiais em São Paulo, BH e Brasília. O rapaz que me atendeu foi bastante atencioso e paciente, tentou esclarecer todas as minhas dúvidas com fotos e mais fotos e doces e mais doces.. Outra dica importante: quando forem provar os doces não comam o doce inteiro peçam uma faquinha para parti-lo ao meio; depois do 5-6o doce inteiro corre-se o risco de não querer nem mais casar, tamanho o mal-estar causado pela overdose de açúcar. Melhor, levem o noivo junto: duas línguas sentem melhor do que uma!


O visual dos doces da Louzieh é realmente imbatível, pode-se fazer uma mesa de sonhos para qualquer decorador. Detalhe: o Roberto já esqueceu do sabor dos doces, então sábado vamos a um casamento de uma amiga que terá doces da tal doceira e ele já me recomendou levar caneta e papel, disse que vai ficar do lado da mesa de doces experimentando e anotando.


Segundo round: Eu, Manú e minha querida amiga-mãe Norma fomos ao "atêlier" da Frances Chocolates. Fomos muitíssimo bem atendidas e servidas, os doces além de bonitos são deliciosos e os chocolates idem. Como boa noiva que sou levei alguns para o Robert provar. Depois de todo aquele trabalho ele concluiu: no geral está melhor que os primeiros, mas "estou achando meio doce demais".


Dentre a infinidade de opções das revistas de noivas, selecionei mais duas para provarmos: Rosângela Loureiro e Denise do Rêgo Macedo. Na primeira passamos na casa dela e pegamos uma caixinha com uns 15 doces e uma listinha. Senti falta do atendimento personalizado, pra que eles sentassem conosco explicando de que era cada doce e nos dessem orientações quanto à quantidade e a proporção ideal para cada tipo. No quisito sabor eles estão com nota 10! A montanha de abacaxi é uma loucura! Nunca imaginei que um doce de abacaxi pudesse ser tão gostoso. Os brigadeiros e chocolates também estavam ótimos. Mas a especialidade da Rosangêla são os doces caramelados e balas de coco.


No último sábado fomos à casa da Denise. Ela nos recebeu muito bem, pediu que chegássemos exatamento na hora em que a maioria das encomendas daquele dia estivessem prontas para vermos o maior número de doces possíves. O que mais me impressionou foi a sua organização. Primeiro nos mostrou as fotos de vários doces e mesas decoradas, o que serviu pra irmos nos familiarizando com os nomes e visual. Depois fizemos um tour por todas as caixas empilhadas na sala e foi de dar água nos olhos tão lindos que eram. Então sentamos à mesa munidos de listinha e caneta para concluirmos que aqueles doces também não poderiam faltar.


Melhor parar por aqui, de doce já está mais do que bom!


Um comentário:

  1. Vim te visitar! Amo os doces da Louzieh, e parabéns por ter a Manu como fada madrinha!
    Beijos!!

    ResponderExcluir